Publicado por: Peter | Terça-feira, 24-Fev-2009

Crónica: A Minha Cidade

Avenida Fernão de Magalhães

Avenida Fernão de Magalhães

Pois é!
Vencedores de Oscars e Carnavais à parte, hoje tenho de escrever sobre um assunto que há já algum tempo ando para falar e ainda por cima com a 1ª página de ontem do jornal “Público”, hoje tem mesmo de ser.

“Convento medieval descoberto em Coimbra não resiste a novo parque de estacionamento”, é esta a notícia espectacular que vem anúnciada de chapa no jornal e até na TSF foi relatada. Mas agora pergunto eu: será que vai valer a pena visitarmos o parque de estacionamento após estar construído? Vai ser do tipo barroco ou manuelino?
É que realmente, já não há pachorra para tanto monumento nesta cidade para nós visitarmos e aprendermos… senão vejamos: temos o fantástico Cinema Sousa Bastos com todo o seu “Glamour”, temos o historicamente rico Museu Machado de Castro, fechado há meia-dúzia de anos para novas escavações, temos o Convento de Santa Clara-a-Velha na mesma situação do Museu, ou seja, fechado para escavações (já devia estar aberto), temos ainda um dos ex-líbris desta cidade de estudantes que é o famosíssimo Portugal dos Pequenitos (que afinal é o que nós somos na Europa e no resto do Mundo) que continua igual ao que era há 20 ou 30 anos atrás mas com preços para do futuro que devem servir para pagar contribuições autárquicas de tanta “casita” que por lá se vê.

Tirando estas e outras vistas mais ou menos interessantes, surge agora a hipótese de se desenterrar um importantíssimo local medieval que podería trazer alguma luz aos olhos dos arqueólogos que estudam e fazem da vida deles, a vida dos nossos antepassados, mas neste caso, parece-me que nem mesmo o Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) está para aí virado; além disso, eles precisam de um local para estacionar as suas viaturas, o que não é fácil na baixa de Coimbra e se calhar desta vez, deixa-se destruir este “pequeno” e “insignificante” achado e vamos mas é contruir um magnífico parque de estacionamento.

São estas histórias que me tiram o sono e me fazem por vezes querer vender o carro…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: