Publicado por: Peter | Quarta-feira, 4-Mar-2009

Provérbio: “Mais vale um pássaro na mão…”

 

Pássaro na Mão

Pássaro na Mão

 

…do que uma cobra. Claro que se conseguirem apanhar o desgraçado do pássaro, e segurá-lo, grande parte de vocês irá tentar de alguma forma comê-lo. E por este motivo é que se costuma terminar esta frase com “… do que dois a voar”. Já eu prefiro ver dois a voar do que ter um na mão, pois sou sempre a favor dos animais e da sua liberdade e protecção (excepto de alguns que andam por aí atrás de um volante).

Este provérbio, como tantos outros, retratam alguma (pouca) sabedoria popular, quer isto dizer que quando alguém se lembrou de inventar isto, não tinha nada melhor para fazer; não havia internet nem TV por cabo, nem centros comerciais para visitar. As palavras podem ser uma arma muito poderosa, mas esbanjá-las com frases óbvias ou que deixam ideias e pensamentos no ar para que alguém tente interpretar sem se saber minimamente o objectivo de tais frases, parece-me assim de repente, parvo!

Depois há os provérbios que mais do que não servirem para nada, são cerca de 93% das vezes (cheguei a este nº depois de muitas horas de cálculos complicadíssimos) uma mentira daquelas muito cabeludas. Por exemplo: “Mais vale ir, do que mandar”. Vão lá dizer isso aos vossos patrões quando vos manda ir fazer qualquer tarefa enfadonha. “Mais vale mandar, do que ir”, assim é que devia ser porque se eu posso mandar alguém ir onde quer que seja, tenho com certeza o poder de ir lá eu se me apetecer e ainda por cima não tenho de dar satisfações a ninguém (aqui já estou a exteriorizar alguma ira reprimida, não por mim claro).

Antes de terminar, quero só referir dois provérbios que têm os dias contados e que daqui a poucos anos, ninguém irá perceber: “Março marçagão, de manhã Inverno e à tarde Verão” e “Em Abril, águas mil”. Percebem porquê? Cada vez mais o tempo se está a alterar, e por falar em tempo, vou terminar por aqui que eu não tenho tempo para estas coisas…

Anúncios

Responses

  1. vc é um idiota


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: